Francelho

O Francelho(Falco naumanni), também conhecido como Peneireiro das Torres é uma ave de rapina de pequeno porte. Tem hábitos diurnos e caça maioritariamente por insectos. O que o distingue do Peneireiro Comum (Falco tinnunculus) é a ausência de manchas negras no dorso. O mesmo é de um castanho pálido. Existe em grande dimorfismo sexual no que toca à sua coloração. Em relação ao macho, a sua cabeça e as penas de voo estão revestidas de uma plumagem cinzenta, criando um contraste com o resto do corpo. A fêmea é mais uniforme, apresentando também uma maior concentração de manchas negras. Possuem ainda um bico e patas amarelos com garras cor de marfim. Pode atingir um comprimento de 27 a 31 centímetros e a sua envergadura é de, em média 74 centímetros.

Em termos mundiais, esta ave possui uma grande distribuição no continente africano. Apesar disso trata-se apenas de um território invernante. Em África apenas existem populações residentes em Marrocos. No Verão migra para a Europa e parte da Ásia Central, possuindo territórios de nidificação sedentários em Portugal e Espanha. A distribuição Nacional está restringida ao Alentejo, sendo mais susceptível nas regiões de Mértola e Beja e arredores.

Tem preferência por habitats onde predominam os campos abertos. É encontrado, por isso, perto de terrenos agrícolas de dimensões extensas. Ainda assim, não é localizado em locais de cultivo de plantas altas, como girassóis. Prefere por isso sítios com vegetação e baixa ou até mesmo nenhuma, para que a localização das presas seja facilitada, afastando-se de zonas húmidas e de vegetação serrada.

A sua alimentação baseia-se em arctópodes como gafanhotos, grilos e aranhas. Como se tratam de espécies muito pequenas, o Francelho necessita de procurar locais em que as fontes de alimento sejam abundantes. Pode ainda comer pequenos mamíferos, como ratos do campo, e répteis. Durante o Inverno, os insectos são mais escassos verificando-se uma dieta baseada essencialmente nos animais anteriores. Tem hábitos de caça em grupo.

Não existe uma época de reprodução definida. Deste modo, os casais que se formam são, na maioria, para o resto da vida dos indivíduos. São colocados entre três a cinco ovos. Durante essa altura, o macho trata de alimentar a fêmea no ninho. Uma vez postos os ovos, tanto o macho como a fêmea podem encarregar da encubação. As crias, quando nascem, possuem uma plumagem exclusivamente branca e permanecem no ninho até passarem duas semanas desde que aprenderam a voar.

Actualmente, as principais ameaças à sua extinção são maioritariamente o abandono dos campos levando à escassez de alimento e a caça ilegal, pois os Francelhos diminuem as populações de aves como estorninhos.

Esta entrada foi publicada em Aves. ligação permanente.

Deixe um comentário