Abibe comum

O Abibe Comum é uma espécie de ave pertencente à família dos caradriídeos e que possui uma plumagem característica e única. Apresenta uma coloração escura, perto do preto, no dorso. São ainda notáveis alguns laivos de verde e violeta que se desvanecem no inverno. O ventre e o peito são brancos. Tem também uma pena na cabeça, cujo comprimento varia consoante a época do ano. Os seus chamamentos também são específicos, parecendo-se por vezes com lamentos.

A sua distribuição estende-se pela Eurásia. A sua concentração populacional é maior em zonas como a Sul da Europa (perto do Mediterrânico) e a zona interior da ásia, em países como a Mongólia. Em Portugal, possui uma repartição predominante no Alentejo, especialmente em Moura, apesar de poder ser visto em vários outros pontos do país.

A sua alimentação é maioritariamente carnívora. Come minhocas e pequenos insectos. Ainda assim não dispensa a presença de bagas e sementes na sua dieta. Os seus habitats preferenciais localizam-se perto na costa ou então em lagoas e pântanos interiores. É encontrado em zonas abertas e cuja concentração de predadores seja pequena.

A sua época de reprodução é na Primavera. Nessa altura, o macho exibe um voo de acasalamento para impressionar as fêmeas. Não constrói um ninho conventual. Escava antes uma pequena cova pouco profunda no solo que posteriormente forra com folhas secas. Esta tarefa cabe ao macho. O mesmo constrói vários ninhos diferentes, cuja escolha parte da preferência da fêmea. Pode realizar duas posturas de quatro ovos, uma em Abril e outra entre Abril e Maior. Após as mesmas, os ovos levam quatro semanas e eclodir. As crias abandonam imediatamente o ninho e adquirem a plumagem de adulto passados quarenta dias.

Esta entrada foi publicada em Aves. ligação permanente.

Deixe um comentário